Santa Fé do Sul aposta em tecnologia e design inovador.

O Grupo Contransin levou sua tecnologia para mais um município. Desde o início do ano, Santa Fé do Sul (SP) conta com dois novos grupos semafóricos com contagem regressiva, recursos sonoros para pedestres e outros itens que garantem segurança e organização no trânsito.

A aposta foi em tecnologia de ponta e também em modernidade. Com um design inovador e futurístico, foram implantados dois conjuntos de "Pórtico Walthus", uma linha de produtos que causa um enorme impacto visual. Eles comunicam à distância, com contagem regressiva, o tempo para abertura e fechamento, ajudando o condutor na sua decisão de longo alcance.

Os semáforos foram instalados nos cruzamentos da rua 14 com a avenida Conselheiro Antônio Prado e da rua 7 com a avenida Navarro de Andrade, na região central.

De acordo com a Prefeitura de Santa Fé do Sul, o município faz parte do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e o principal objetivo dessa iniciativa é a redução de 30% do índice de óbitos por acidentes de trânsito, visando melhorar o trânsito local por meio de campanhas educativas, instalações e substituição de semáforos.

Os pedestres também contam com botoeiras sonoras, que além de educar o usuário com suas mensagens verbais, fornece também um código sonoro para deficientes visuais na travessia das vias públicas.

Quando pressionado o botão de comando, o pedestre é informado verbalmente para respeitar a sinalização, aguardar o sinal verde e atravessar na faixa de pedestre. Além das informações verbais, o deficiente visual ativa o sistema sonoro por bipes intermitentes, que informam quando verde do pedestre está ativado.

Ao chegar próximo do término do tempo para travessia da via, a frequência destes bipes é modificada, alertando o usuário. As informações de como ativar os bipes estão impressas em braille na placa tátil.

Com recursos tecnológicos e toda a estrutura necessária, a Contransin trabalha para garantir a melhoria na mobilidade urbana das cidades brasileiras.